quinta-feira, dezembro 30, 2004

Aproveitar

Tenho 20 anos! Estou na flor da idade. Saudosista que sou, tento concentrar-me apenas na idade que tenho. Para mim é fácil ter saudade de quando tinha 17, e quando os tinha, tinha saudade de quando tinha 15, e etc.
.
Todavia, meu pensamento é cada vez mais orientado para a cultura do "agora". Vivo ao máximo cada dia. Não é uma frase solta, apanhada aí num livro qualquer, que toda a gente diz. Quem me conhece sabe que nunca estou parado. Raramente estou aborrecido, consigo encontrar sempre alguma coisa com que me entreter, e isso, para mim, é a melhor maneira de ter uma VIDA espetacular.
.
Valerio (It) uma vez disse-me que me via sempre feliz, e que achava (porque já tinha conhecido outros) que os portugueses eram o povo mais feliz que ele tinha conhecido. Fiquei contente, não lhe disse que não era bem assim, porque acredito. Temos coisas más, mas temos jovens excelentes... E agora sim, esta é daquelas tiradas de livros, mas apropria-se: por jovens não estou necessariamente a falar da idade.
.
A questão é que temos de viver o dia de hoje, o amanhã, depois vê-se!... E agora que tenho 20 anos, tenho que fazer asneiras, tenho que assumir as responsabilidades que vão apareçendo (já não sou uma criança) e acima de tudo, viver! A 200km/h, aproveitar cada segundo, fazer loucuras "estupidezes", sorrir, fazer tudo o que me apetecer. Como disse a Inconfidente (que me deixou a pensar e me fez querer escrever este post), não fazer caso do que os outros pensam e sorrir!
.
Está um dia lindo hoje! Vou pegar no meu livro (11 Minutos, de momento) e vou para o café da praia fluvial ler. Gosto de estar lá fora. Sou uma pessoa "de lá fora".
.
Bom Ano pessoal!
.
.
PS - Faz hoje 2 anos que tirei carta! Contra-Ordenações Graves, venham!!hehe*
|

terça-feira, dezembro 28, 2004

Deus Terrorista?...

Aqui estou, na secretária do quarto do meu irmão... No PC toca Alter Bridge, músicas lindas... Sinto-me bem, calmo, pacato (redundância, eu sei).
.
Não posso deixar de falar no que se passou dia 26... Nunca em nenhum atentado morrera tanta gente, os números estão agora em 22 mil, se não me engano. 22 mil... Já pensaram nisso? Era como se toda a população de Vale de Cambra, São João da Madeira e arredores fosse varrida...
.
Desculpem os mais religiosos, mas tenho de pensar nisto... Onde está Deus nisto tudo? Eu não sou propriamente um religioso, mas lá vou tentando acreditar, encontrando aqui e ali "provas". Mas por vezes, dependendo dos olhos com que olhamos, encontramos mais provas em contrário do que a favor...
.
E eu penso: Será que Deus é terrorista?...
Porque... 22 mil, duma vez, assim... E agora podem dizer-me que ssas pessoas foram para um lugar melhor se calhar e não sei quê, mas para mim isso é treta.
.
O que se passa é que essas pessoas morreram, sem ninguém para olhar por elas. Até pode ser que Deus faça isto porque as pessoas devem crer em si por fé, ao invés de por certezas, mas eu não sei... Não me interpretem mal, eu não sou também propriamente ateu, mas sou alguém que questiona o que vê (e o que não vê...).
|

domingo, dezembro 26, 2004

Natal

Eis que chegou o Natal!...
"Se o Homem quiser, é Natal todos os dias" - dizem-me de vez em quando, pessoas que querem desculpar a sua falta de interesse pela época. Come on, estão a tentar enganar quem?
O que se passa é que, efectivamente, o Natal vai perdendo significado!... Mas não é por essa treta do Natal ser todos os dias, antes assim fosse, andávamos todos sempre a tentar sorrir.
Parece que quando somos crianças, desde o final do Verão que começamos a aguardar o Natal. São as prendas, a festa que fazem, as luzinhas na rua, as pessoas a desejar Bom Natal com um sorriso (que acreditamos ser sempre sincero).
Contudo, quando descobrimos que o Pai-Natal não existe começa a perda de significado. Não me interpretem mal, eu gosto do Natal, só estou a ser realista.
Tenho, porém, a ideia que quando uma pessoa se casa e tem filhos, a coisa volta a mudar. Não sei, tenho a ideia que andar às compras para prendas para surpreender e agradar os filhos deve ser do melhor... Não sei...
De qualquer maneira, espero que tenham passado um Bom Natal...
|

quarta-feira, dezembro 22, 2004

De Volta

E assim chegou o fim desta primeira etapa, o fim dos 3 meses e meio de loucuras e descobertas...
.
Em casa fomos bebendo uns copos, à medida que comíamos, conversavamos. Convidei o Gonçalo e Filipa para virem jantar a minha casa e depois apareceu também o Erik e o Paolo. Cozinhei (sim, eu) massa (claro) para o pessoal. Eventualmente, claro, o pessoal acabou por aparecer no meu apartamento (por vezes chamado d'A Sala Comum do prédio). Estivemos na boa té que se aproximou a ohora de ir para o Elohuvi. Tínhamos de chegar antes das 22h, parta evitar pagar 6 euros. Como o tempo não era muito e como eu tinha 2 malas grandes (ia directo depois para o aeroporto) resolvemos ir de táxi.
.
-Avanço no Tempo-
.
Saímos da Pizzaria para onde tínhamos ido, com o intento de 'fazer tempo'. O meu autocarro para o aeroporto era daí a 20 minutos. Quando chegámos à estação começei a sentir lágrimas a batalhar. Queria ser forte, não querendo dar uma de forte... Não consegui. Começaram algumas lágrimas a cair. Enfim... Estava eu, o Riccardo, o Erik, Valerio, Paolo, Kees, Katerina, Valeria e Valentina. De quem mais me custava separar seria do Valerio (que agora anda lá por casa triste), o Erik e o Riccardo, como disse no post anterior.
.
O pessoal apercebia-se e mandava umas piadas para alegrar mais o ambiente. Valerio, Ricky e Erik também tinham um olhar triste, contudo tentando disfarçar (como eu). Eis que chega o autocarro. Na despedida não consigo evitar e aí choro. Pá, podem dizer que não faz sentido, são amigos de 3 meses, não pode ser assim, mas é... Não me canso de dizer, estava à espera de encontrar lá pessoal porreiro, mas amigos de festa. Contudo fiz amigos 'amigos'. E outra coisa: lá, é tipo Big Brother. Como o convívio é muito mais intenso, estabeleces ligações fortes mais rapidamente.
.
Entro no autocarro, pago, sento-me. E aí sim, quando o autocarro partiu, chorei como um menino, por mais de 15 miuntos, até ao aeroporto...
.
Cheguei, de volta ao jardim à beira mar plantado. É bom estar de volta, nem que 'só' por um mês...*
|

quinta-feira, dezembro 16, 2004

Adeus

Comeco a aperceber-me que ha Adeus que sao para sempre... Eh dificil. Ainda nao disse Adeus a nenhuma pessoa que nao va ver no segundo semestre, mas tenho visto, e custa-me... O que se passa eh que fiz mais amigos aqui do que contava. Entenda-se, claro que contava fazer amigos aqui, mas pensava que seriam mais amizades ah volta de festa, mas nao, tenho mesmo Amigos aqui, e vai custar=me separar deles...
.
Anteontem ah noite foi a festa no Elohuvi de despedida de estudantes estrangeiros, toda a gente foi. Porem, antes de sairmos do predio, como Albert e Laura iam para a Laponia nessa madrugada, chegando so para a semana, e como Erik vai embora no proximo Domingo, tiveram de se despedir. Ve-los abracados a dizer Adeus, e ver um gajo como o Erik, que esta sempre a rir, sempre na boa, sempre feliz, a chorar, lagrimas escorrendo pelo rosto, tal como Laura... Eh estranho. Estava a uns metros, tive de morder o labio para nao chorar tambem, e ganhei consciencia que vou de certeza chorar quando me despedir dele.
.
Vou 'perder' 3 alicerces no segundo semestre. O Valerio, meu companheiro de quarto. Eu adoro-o e ele adora-me. Um dia quando estava bebedo disse-me : "Man last year [ele esteve ca no ano passado] when I left I thought than noone could replace my flat mates, but you did, you're the best flat mate ever!" - acho que ja disse isso aqui. Agora nao eh bom ouvir isto? E temos mesmo uma relacao optima, todas os dias quando acordo, levanto-me e vou para o quarto dele. Ele esta sentado na secretaria a trabalhar e eu deit
o-me na sua cama por 10 minutos ou mais, normalmente a contar como foi a noite anterior. O Erik eh tambem espectacular. Holandes, o que mais me consegue acompanhar nas saidas. Solidario, com um sentido de humor excelente, pronto a ajudar, eh excelente. E o Riccardo, mais cabeca no ar que eu, com uma pureza e um bem estar espetaculares. Sem merdas, diz o que pensa sem magoar.
.
Sou novo, nao estou acostumado a Adeus, mas ha vezes em que tem de ser. Sei que os vou continuar a ver ao longo da VIDA, nao eh a mesma coisa, queria que viessem viver todos para Portugal! Tento ser realista, sei que eh impossivel manter relacoes com toda a gente ao longo da VIDA, simplesmente nao funciona. Contudo, com estes tenho de manter. Quero ir a Barcelona (Albert, Laura e Alex), Urbino (Riccardo), Roma (Valerio) e Maastricht (Erik) e Republica Checa (Kate). Se conseguir estar tambem com as outras pessoas, perfeito. Valentina, Paolo, Pierluigi, Serena, Valeria, todos os portugueses (que vem ao meu aniversario em PT), Sergio, Daniele, and so on...
|

segunda-feira, dezembro 13, 2004

Velhinho

Quando vou pela rua, passeando, correndo, caminhando, fugindo, viajo sempre com meus "olhos abertos". Tento apreciar o que me rodeia, e absorver a realidade. Passeando por Portugal, as diferencas sao muito grandes do que quando passeio pela Finlandia. Para o bem e para o mal, mas talvez mais para o bem (serei suspeito?...).
.
Uma diferenca, em que posso estar errado, eh nos velhinhos. Pensei muito nisto, e nao tenho a certeza se estou certo ou se eh so uma impressao, mas aqui, muitos velhos sao pessoas com muita idade, e em Portugal, muitos velhos sao velhinhos... Nao sei se compreendem a diferenca... Um bom exemplo eh dar uma volta pela cidade num Sabado ou Domingo, ou feriados. Eh possivel ver tantos, mas tantos velhos, a correr, caminhar, andar de bicicleta, enfim, fazer desporto. Apesar de achar que a populacao portuguesa eh mais feliz que a finlandesa, penso que talvez a populacao finlandesa idosa seja mais feliz que a portuguesa. Porque? Sera que tem a ver com a cultura? Certamente... Ou, nao sei... Tenho uma opiniao, mas eh um embriao que vai crescendo, alimentando-se de factos. Nem sempre gosto de "jump into conclusions".
.
Talvez por ser um pais mais culto, tenha desde cedo aprendido a valorizar certas coisas que para nos muitas vezes nao tem importancia. Tenham aprendido que ser velho nao eh esperar a morte. Nao sei, nao estou aqui a criticar por criticar, isto nem eh uma critica a PT, mais uma reflexao. Mas os velhinhos, tem um olhar triste os velhinhos.
.
Tantos que so querem um pouco de companhia!... Nao digo que deveriamos sair de casa ah procura de algum velho solitario e tentar imiscuir-nos na sua VIDA a toda a forca. Simplesmente estar mais atento, olhos abertos. Muitas vezes esta uma velhinha ah beira do choro porque nao sabe usar um MB, outras vezes ha um velhinho que deixou cair seu chapeu no meio da estrada... Pa nao sei, so sei que reparar nas coisas nao basta, ha que tentar muda-las...
|

terça-feira, dezembro 07, 2004

Tragedia

Bem, aconteceu algo que de positivo nao tem nada, mas nao consegui evitar sorrir quando me apercebi do sucedido! Bem, lamentar-me nao valia de nada, temos de aprender a rir-nos dos nossos "problemas"...
.
Entao acontece que ontem estava no PC, a fazer nao sei o quê e a beber um copo de água, que pousei estrategicamente (bullshit) ao lado esquerdo do teclado. Eis que de repente, nao sei porque, levanto-me e o meu braco acaba por tocar no copo. Agora o engracado eh isto... O copo tinha 360 graus para inde podia ter caido. Podia ter caido em cima das minhas folhas de finlandes, tass bem, podia ter caido em cima de mim, nao havia problema, mas nao, escolheu cair, precisamente em cima do teclado. No momento nao foi afectado em nada, mas eu sabia que era uma questao de tempo. A primeira tecla a ceder foi o "A". Contudo, com um acesso de esperteza, consegui colmatar a sua falta... Copiei o "A" dum texto qualquer, e conseguia escrever quase tao bem, porque bastava carrgar "Control+V" e ja estava. Mas, estava eu na cozinha com o Alb, Lau e o casal amigo que os veio visitar e o meu PC comeca a apitar. Literalmente, estava sempre: "Pip pip pip" e pronto, nada mais funcionava. Mas tass bem, amanha trato disso.
.
Tive agora a segunda parte do exame de Finlandes 1, o Listening. Correu bem, agora falta o Writing, na Quinta-Feira. Depois tenho de me concentar noutro trabalho. A proposito, aceitam-se sugestoes para o tema do trabalho. Tem de ser sobre contribuicoes da psicologia para a teconlogia, e o tema que tenho nao tem muito a ver...
.
Quando fomos a Porvoo foi porreiro. Ja publiquei algumas fotos mas acho que falta a maior parte. Eh a segunda cidade mais antiga da Finlandia, e bastante simpatica. Tem nevado imenso, o que eh muito fixe e bonito. Adoro ver a neve nas arvores.
.
Bem, hasta...
|

sexta-feira, dezembro 03, 2004

Florent's Birthday

Amanha vou numa viagem a Porvoo (acho que eh assim que se chama). Eh a segunda cidade mais velha da Finlandia, dizem-me ser muito bonita. Por 20 euros temos a viagem de ida e volta, um guia e acho que tambem temos um cruzeirozito. Acho que vale a pena, quero visitar o maximo que possa. Eramos para ir ah Suecia dia 12, por 48 euros ou uma coisa assim. Uma viagem tipo a de Tallin, de navio, mas aparentemente quando a Serena foi marcar as viagens era tarde de mais. Talvez tenha sido bom, porque tenho algumas coisas para fazer e tenho ainda o segundo semestre.
.
Ontem tive exame oral de Finlandes. Correu bem, ate acho que superei as minhas expectativas. Contudo, a rapariga que fez o exame comigo nao facilitou. Tinhamos de dialogar e, sendo ela Estoniana (uma lingua algo semelhante ao Finlandes) tinha mais facilidades que eu, e fazia-me algumas perguntas em que eu tinha de ser astuto para me desenvencilhar. Mesmo a prof disse algumas vezes: "That's difficult...". Mas correu tudo bem. Agora a parte de Listening eh Terca. Na Segunda vou para casa da minha familia e eles vao estudar comigo um bocado. Eh feriado nesse dia, Independence Day.
.
Ontem foi o aniversario do Florent, muito fixe! Primeiro estivemos em seu apartamento e depois, nao sei porque, toda a gente migrou para as escadas, onde estivemos a falar, beber. Estive algum tempo com o Riccardo, primeiro no apartamento dele, onde comem=os pao e feijao (eheh) e depois no meu, onde fiz uma omolete fantastica. Ele esteve a falar dos seus amores passados, como nao quer voltar a apaixonar-se, e eu estive a ouvir.
.
No final fomos la para fora eu, a Katerina, Alex, Florent e Severin com os trenos. Foi a melhor parte da noite! Primeiro andei com o Severin a "fazer Jackass", descendo 'colinas' completamente loucas, muito fixe! Depois fomos para o lago pequenos aqui atras de casa, que esta congelado, claro (estao menos 10 graus agora). Fomos andar de bicicleta a ver quem aguentava mais tempo sem cair. Enfim, foi muito divertido!... Tenho as fotos, mas so algumas, no site.*
|
Site Meter Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com