segunda-feira, setembro 12, 2005

Passado

Qual é o meu lugar, agora que cheguei?
.
Tudo continua como antes, e para grande parte dos casos, ainda bem. Estou bem aqui, mas vem-me à memória vez por vez imagens, momentos na minha mente, que me fazem lembrar o ano que passou. Há um ano, nesta altura devia estar a curtir com o grupo de amigos ainda em fase de "criação" e tinha tudo pela frente, um ano que já sabia que não ia esquecer. E tão pouco sabia eu...
.
Lembro-me de coisas pequenas, (aparentemente) sem significado, como idas ao supermercado, sair à noite de bicicleta, o Raatikellari (nosso bar), um floco de neve a cair. Fui sugado para um mundo que se passou em menos dum segundo. Já passou... Pessoas que conheci, lugares que visitei, Finlândia, Suécia, Rússia, Letónia, Estónia, Lituânia, em viagens todas inesquecíveis.
.
Ficarão para sempre no meu coração, na minha memória, mas queria vivê-las outra vez. Em parte é bom, este sentimento de nostalgia, recordar, sentado numa espreguiçadeira a beber um café, mas sabe-me a algo "incompleto", falta o sentir, o estar lá. Fosse a VIDA um filme, que pudéssemos rebobinar quando nos apetecesse. Quereria eu fazê-lo? Sem dúvida alguma. Faria? Possivelmente não. Um momento é um momento, não pode ser dividido em mais, ser vivido mais que uma vez. Custe o que custar...
.
.
.
--> se ainda não votaste clica aqui e fá-lo, é rápido <--
|

sexta-feira, setembro 02, 2005

País ou Região?

Estive no Algarve estas três últimas semanas. Uma noite, estava eu com a minha família (namoradas e primos incluído) e lembrei-me, a propósito não sei de quê (devíamos estar a falar de algo que me fez pensar nisso) de perguntar a quem me rodeava:
.
- Esquecendo que quase de certeza que nunca vai acontecer, se houvesse um referendo para Portugal ser absorvido pela Espanha, passando a ser uma região, que votavas?
.
Claro que nunca vai acontecer, mas lembrei-me porque muito boa gente defende isto. Eu respeito, tenho de respeitar, mas sou totalmente contra. Não sou só contra que disse, nessa noite, que se isso acontecesse eu tornava-me activista. Mas não confundam activista com terrorista.
.
As votações foram divididas entre o sim e o não. Quem "votou" sim disse que tínhamos de marimbar-nos para o patriotismo um bocado, e pensar que ia ser melhor, melhores condiçoes, mais dinheiro... Ora a mim, felizmente nunca me faltou nada, por isso não estou na mesma posição que um idoso que receba uma ninharia como pensão. Contudo, será que o dinheiro, o estar um pouco melhor, sobrepõe-se ao sentido de identidade de ter um país a que, bom ou mau, podemos chamar de nosso? Toda a história, toda a luta, tudo o que de bom temos (sim, também temos coisas boas!!...)
.
Conheci na Finlândia mais de dez Catalães, e todos eles gostavam de ter um país a que pudessem chamar Catalunha. Antes de ir para lá desconhecia, mas aconteceu com a Catalunha mais ou menos o que aconteceu com PT quando os Filipes de Espanha tomaram conta do país. Só que daqui nós fizemos com que fossem, mas na Catalunha não. São hoje (não todos, claro) pessoas com a sua língua, cultura, subjugados a outro país... Como o País Basco... Como PT seria..
.
E então lembrei-me de criar uma sondagem na Internet com a mesma pergunta. Para votares clica aqui. E esquece o que disse acima, gostava de saber a tua opinião antes de leres o que escrevi (talvez presunção minha achar que podia influenciar a opinião de alguém:)
.
Para ter mais pessoas a participar, também agradecia se, por exemplo, deixassem o link [http://www.createsurvey.com/c/28137-nlBqtc/]nos vossos blogs ou digam a amigos... Obrigado.*
|
Site Meter Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com