domingo, outubro 16, 2005

Orgulho/Princípio

A linha que separa o orgulho do príncipio é muito, muito leve. Pensemos, quantas vezes dizemos que, por uma questão de príncipio, não faremos determinada coisa? E quantas vezes, o que se passa na realidade é que por uma questão de orgulho não fazemos essa mesma determinada coisa?
.
Ora eu falo por mim. Sou geneticamente orgulhoso. Contudo, (acho que) sei dar o braço a torcer. Quem me conhece pode dizer que não, e se forem quase todos a dizer, então é porque têm razão e eu dou o braço a torcer ao reconhecer que não o dou a torcer. Trocadilho engraçado.
.
O que é certo é que também quase sempre só nós é que sabemos como nos sentimos cá dentro, e nós é que sentimos que estamos a abdicar de algo a que achamos que temos, ou teríamos, direito. Por outro lado, quem está de fora também pode ver com mais objectividade se estamos a ser cabeça dura ou não.
.
Muitas vezes sabemos que estamos a agir, ou deixar de agir, por orgulho, mas tentamos enganar-nos a nós próprios, dizendo que é "uma questão de princípio"! E há mesmo asoutras vezes em que nem a nós nos enganamos, e sabemos perfeitamente que é orgulho, mas custa!... No inconsciente talvez uma ideia que se o fizermos os outros vão achar que somos fracos, quem sabe...
.
No fundo, acho que isto acaba por se resumir ao princípio, mas há princípios pelos que valem a pena lutar, outros que nem por isso. Se peço a um amigo uma bolacha e ele não me dá, e passado um bocado diz que dá e não aceito, talvez seja um princípio sem sentido. É um exemplo talvez estúpido, ams é só para ilustrar um ponto de vista. Se um amigo me apoia numa caso em que estou muito abalado com alguma coisa e vai dizer a outras pessoas que nem sabe porque o está a fazer, e que devia era ter juízo, é uma questão bem diferente, em que o voltar atrás poderia ser bem diferente. Não são exemplos práticos (o da bolacha de certeza que já se deve ter passado:), exemplos apenas...
.
É assim ténue a linha que nos pode fazer parecer (ou mesmo ser) mais ou menos obtusos, mais ou menos abertos e flexíveis. Cabe-nos a nós pesar sempre as duas medidas o mais objectivamente possível (100% é impossível) e decidir a melhor atitude.
|

sábado, outubro 08, 2005

Verão

A quem tinha (ou tem) algum prazer em ler os textos do meu blog peço desculpa pela grande ausência. De hoje em diante vou tentar publicar um ou dois textos por semana, pelo menos.
.
Eis que o Verão está a chegar ao fim. Custa-nos a nõs e, pelos vistos, ao próprio, já que sisma em ficar por cá por mais um dia, e mais outro, e mais outro... Estamos em pleno Outubro, e os 30 graus estão lá fora (e eu aqui dentro, neste momento...:) Claro que associado a isto estão razõs menos boas (tipo aquecimento global), mas tentamos empurrar isso para a parte de trás dos pensamentos e aproveitar o calorzinho na pele.
.
E por falar em Verão, acho que não tenho nenhuma razão de queixa em relação a este! Ora vejamos... Cheguei a Portugal no dia 10 de Maio, e no dias 11 fui para a Queima de Coimbra, onde estive 3 dias sempre a curtir. Claro que não stive os dias todos nas Queima, já que esta tinha começado fazia 3 ou 4 dias. contudo, posso dizer que o que perdi na Queima curti aqui mesmo em Vale de Cambra, já que as festas de Santo António (Junho) partiram tudo! Como não tinha de estudar diverti-me como nunca tinha podido nos anos anteriores. 4 ou 5 dias a chegar a casa às 8 da manhã, histórias para contar, tendo como principal acompanhante FAkE, em alta :p
.
Ainda em Maio fui ao Super Bock Super Rock com dois amigos. Também foi muito porreiro e vi bandas espetaculares, tal como os meus preferidos, Incubus.
.
Em Julho fui 15 dias ao Moçambique e África do Sul. Como parte desta viagem estive 2 ou 3 dias num Safari onde andei de boca aberta 95% do tempo em que estive lá dentro. Sem palavras. (há fotos publicadas no FotoBlog). Já tinha ido neste mês a outro festival, a Ilha do Ermal. Fui sozinho mas curti, é uma experiência diferente, estava na minha.
.
No início de Agosto estive no Festival Sudoeste, que foi espetacular. Além das bandas, o espaço, estar perto da praia, o melhor até foi ter feito um bom amigo, que "ficou". A seguir a esse festival iria para o Algarve de comboio. Contudo, por sorte encontrei no meio dum concerto um rapaz que ia de carro para Loulé e aceitou dar-me boleia. Durante esta adormeci e quando acordei, estava em Quarteira. O Tó (assim se chamava) fez o obséqui e deixou-me em casa.
.
Aí estive 3 semanas com os meus pais e a Graciete, foi espetacular. Depois foi voltar a casa e estudar uns dias para fazer uma cadeira que tinha em atraso (foi feita).
.
E no dias 15 de Setembro chegaram alguns amigos de Erasmus que me vinham visitar para uma Surf Trip em terras lusas. Veio o Albert, Lau, Piia, Valeria, Andrea e a Serena. 2 Catalães, 1 Finlandesa 2 3 Italianos. E assim andamos aí por Portugal a viajar, nas cidades mais bonitas, nas melhores praias. Foram embora a semana passada, acabamos a "Tourné" em Quarteira, e eu vim para cima no dia seguinte de boleia com um amigo que encontrei.
.
Agora começam as aulas. Adiversão não acaba (nunca acaba) mas é preciso equilibrá-la com idas às aulas.
.
PS - Fiz 6 anos de namoro na Terça:) Fui a Portalgere visitar a Grace, valeu muito a pena...
|
Site Meter Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com