segunda-feira, novembro 08, 2004

Friendship Family Programme

Esta semana tem sido das melhores! Segunda-Feira, Basket as 17h, encontro como meu Buddy Group as 19h, vimos um filme, Gothica (vale a pena), depois chegar a casa e vir para o centro outra vez, para o Raatikellari. Tenho vivido a 200 ah hora, sempre a fazer isto ou aquilo, e eh como gosto. Tenho comido todos os dias na cantina, e eh curtido, porque chegamos as 14h e so saimos por volta das 15h30, ficamos sempre a falar com o pessoal, que vai todo la.
.
Ontem, finalmente conheci a minha "familia" finlandesa!... Nao sei se ja tinha referido, eh um programa cujo objectivo eh por-nos em contacto com a cultura finlandesa. Bem, a minha "mae" (mae, nao tenhas ciumes:) comunicou comigo por email, Messenger e sms, entao, talvez por isto, estava ah espera duma familia com idades por volta dos 30 e poucos anos (ao telefone tambem parecia jovem) e sem filhos (porque nunca os referiram). Qual nao eh o meu espanto quando, depois de ter estado a jogar Basket, voltar para casa, e, tomar um duche rapido e sair porque esperavam-me num carro ali fora, vejo um senhor com idade por volta dos 60 anos!! Alto, com ar distinto e charmoso. Fiquei a saber que tinha tres "irmaos", 3 rapazes/homens da India. Um deles eh professor do Paolo, um bom amigo meu da Italia!... Apesar da idade dos meus "pais", falavam um Ingles bastante bom.
.
Fomos de carro ate uma casa num lago, a 15 minutos daqui. A casa era grande, e tinha 3 saunas. Estava um bocado receoso que ficassemos como que sem assunto, mas quando soube que tinha 3 irmaos da India fiquei mais descansado, quanto mais gente, menos probabilidade disso acontecer. E assim as atencoes nao estariam centradas em mim, o que eh bom. Quando chegamos estivemos na sala uma meia hora, a falar de Portugal, da Finlandia, diferencas, etc. Depois fomos jantar (as 6h!!). Fez bastante comida, e bastante boa, principalmente a sopa. No fim do jantar, o Pai falou em fazermos sauna. Assim, preparou-a, e ao cabo de 20 minutos foram 2 indianos. Quando estes haviam terminado fui eu, sozinho. Nao sabia bem como ir, nu, de boxers. Mas estava no quarto e ia entrar para a sauna, o Pai disse-me, antes de fechar a porta: "In the sauna you don't need clothes". De facto ja me tinham dito que ir para a sauna vestido era como ir para a rua despido, qualquer coisa assim. Ah, um pormenor engracado: Ao comer, estava um tanto ao quanto apreensivo, porque quando ha diferencas de cultura, onde mais se nota eh na maneira como se come, penso. Entao estava um bocado sem saber o que era, ou nao, falta de educacao. Os meus problemas acabaram quando ouco sair, da boca dum indiano ah minha esquerda, um sonoro arroto. "Ok, agora poderia fazer tudo" - pensei...
.
Na sauna foi mais ou menos. Nao posso dizer que adoro sauna, nao suporto o calor muito bem. Ja o indiano que veio depois de mim... Nao sei se sabem como funciona uma sauna (eu tambem nao sabia), mas tem um genero de carvao a arder, e quando pomos agua, a temperatura sobe, devido ao vapor. Ora eu punha, de quando em quando alguma agua, ficava-me pelos 75 graus. Ja o indiano que veio depois de mim, agua era com ele!... Sempre a por... Bem nao sei como conseguia. O que gosto da sauna eh quando saimos, ha uma sensacao de alivio interessante. E, principalmente, como nos sentimos depois, sentimo-nos muito relaxados. Eh porreiro.
.
Bem, no final fomos todos para a mesa comer panquecas com gelado, muito saborosas. O filho (verdadeiro) deles juntou-se-nos. Tinha vindo la mudar os pneus (por os de Inverno). Era um rapaz (30 e poucos anos) porreiro, aberto e com um ingles perfeito. Foi ele que, passado cerca de uma hora, nos levou de volta. Quando cheguei a casa, deu-nos na cabeca e fomos, por volta da meia-noite, ao Raatikellari.
.
Na verdade tive de interromper este texto a meio, por falta de tempo. E agora quandoo escrevo, ja se passou o aniversario do Valerio e a viagem a Tallin, mas nao vou falar agora porque ja esta grande o texto. Fica para o proximo post.
.
**
|
Site Meter Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com