sexta-feira, fevereiro 18, 2005

Deus

Um dia destes falavamos na cozinha, falavamos muito. E quando se fala muito, a conversa ganha a sua propria VIDA, e escolhe para onde ir. Assim, quis esta dama que acabassemos a falar de Deus. Uns religiosos, outros nao, outros, como eu, que gostavam, queriam acreditar em algo.
.
Na verdade, eu quero acreditar, mas ao mesmo tempo, nao consigo totalmente. Nao me agrada a religiao em sim, seja qual fora, oprimem o Homem, sempre com regras, co, o que se pode, ou nao, fazer. Espantem-se, mas pensei nisto hoje quando, vindo da minha corrida, parei para comprar um D'AIM (chocolate) e pensei: "Man isto eh tao bom que se a igreja descobre vem dizer que eh pecado!" - e depois ri-me com o que tinha pensado. Mas faz um certo sentido, nao faz? Nao podemos comer em exagero, eh pecado (gula, dizem), o sexo por prazer eh pecado, vestirmo-nos bem eh pecado (vaidade, luxuria), e podia continuar ate amanha.
.
Nao seria mais facil uma outra perspectiva que eu ouvi um dia nas noites marcianas, dito por aquele homem que pensava ser Cristo, que pecado eh: tudo aquilo que faz mal a ti ou a outro. Eu diria mais: tudo aquilo que fazes mal para outro - pois convenhamos, ha coisas que estamos fartos de saber, fazem mal, mas sao boas... Venham agora dizer que um farto jantar, cheio de comida e aperitivos nada dieteticos, e um bom vinho, eh pecado!... Deixam-nos entre a espada e a parede!...
.
De qualquer maneira, continuando, todos os dias vejo coisas que me indicam que se calhar ha qualquer coisa mais, mas tambem vejo sempre noticias que me dizem o contrario. Agora a questao eh: em que acreditar?? No que eu quiser, deveria ser assim. Mas a nossa consciencia nao nos deixa cingirmo-nos a apenas um ponto de vista, ha sempre o outro, a apertar-nos os calchanhares.
.
Muitas pessoas dizem que para acreditar olham ah volta. Ora eu, que estudei Biologia no decimo segundo ano, penso que basta-me olhar para dentro de mim. Quem conhece o corpo humano (e nao so) sabe o quao fantastico eh! E quem nao estudou, acreditem, eh incrivel! O pormenor com que tudo esta feito! A maneira como a hemoglobina vai buscar o oxigenio, ha a libertacao dum electrao que vai ser aproveitado nao sei onde!... Enfim, maravilhoso! E, para mim, nao pode ser resultado de uma 'mera' evolucao, teve de ser pensado e muito bem pensado.
.
Mas pronto, nao sei, nao sei mesmo!... A ciencia derrota a religiao dia apos dia ao mesmo tempo. Eh o que digo, provas a todo o momento que sim, e indicios que nao. E voces, qual eh a vossa posicao?
|
Site Meter Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com