Inveja
Hoje dei um pulinho ao site da Lusomundo para ver o que daria no Premium e no Gallery. Para meu espanto no Gallery ia passar um filme que aqui há uns anos andava para alugar: Malena.
.
O filme trata de um miudo que desenvolve uma fixação/adoração por uma mulher muito mais velha que perdera seu marido na guerra. Era belíssima e desejada por todos os homens da Sicília. Limitava-se a fazer a sua VIDA, não falava com niguém, limitava-se a responder a cumprimentos. Contudo, era o alvo das más-línguas de toda a cidade. Os homens falavam mal dela porque não a conseguiam ter (apesar de não saberem que a razão era essa) e as mulheres porque morriam de inveja da maneira como todos os homens só tinham olhos para aquela cinta que se movia descontraida e sensualmente, daqueles peitos, enfim, daquela mulher.
.
Conseguiram assim estas mulheres, passo a passo, destruir a VIDA de Malena, chegando mesmo a espancá-la, alegando estar a castigá-la por seus pecados.
.
Agora o que me assustou foi o facto de isto ser um filme bem representativo da natureza de muita gente! Não quero dizer que é a natureza do Homem em geral, quero ser optimista. Mas tenho medo... Como pode ser tão mesquinho e cruel o Homem, por não poder ter, destruir, refugiando-se em coisas como a religião (como aquelas senhoras que a castigavam por seus pecados) ou a moral.
.
Eu espero geralmente o melhor das pessoas, mas ao mesmo tempo atormenta-me que o senhor aparentemente simp+atico que cumprimento na rua seja assim, com estes sentimentos podres e estúpidos. "Vive e deixa viver", já dizia não sei quem... Somos assaltados por exemplos destes todos os dias, cabe-nos a nós não alinhar só para nos incluir-nos neste ou naquele grupo.
.
Dizer o que pensamos, não magoar...
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home