domingo, outubro 31, 2004

No Lago (fotos)

Ontem recebi uma mensagem da Cristina a convidar-me para ir para o lago com eles. Entenda-se, pessoal ah volta de uma fogueira, a tocar guitarra, conversar, cantar, assar salsichas. Foi porreiro, apesar dos -4 graus! Os lagos mais pequenos estavam congelados! Parecia um menino que encontra um brinquedo novo, eu, a mandar pedras para o lago congelado.
.
Podem ver as fotos, em www.gjpix.com/my_vitriol . *
|

sábado, outubro 30, 2004

2 Exames em 2 Dias

Depois de Quarta-Feira, naturalmente apareceu a Quinta-Feira!;) Dia do meu primeiro exame e vespera do outro. Tinhamos combinado (eu, o Riccardo e o Valerio) ir para a biblioteca estudar. Sairiamos daqui as 10h. Surpreendam-se, eu era o unico que estava pronto as 10h! Acabamos por sair por volta das 10h30, e estive a estudar cerca de uma hora e pouco na biblioteca. Quando chegou perto do meio dia fui para o Campus, para fazer o exame. Qual nao eh o meu espanto quando descubro que era so as 14h... Aborreuceu-me porque queria faze-lo ao meio dia. Aproveitei para ir almocar, coisa que fiz com Valentina e Pierluigi.
.
Quando sai do exame, sai um pouco mais leve. Tinha 10 escolhas multiplas e depois um grupo de 6 para escolher 2 e escrever cerca de 300 paginas. Achei ironico o facto do professor ter contemplado nas perguntas de desenvolvimento todos os trabalhos que foram apresentados, excepto o trabalho da rapariga que ficou chocada com o meu!... Bem, nao posso dizer que me tenha corrido mal.
.
Quando sai fui para a biblioteca estudar para o exame do dia seguinte. Quis estudar logo porque ah noite queria ir ao Stamtisch (de paises de lingua alema, neste dia). E assim o fiz. Estudei um bocado, depois fui ah reuniao sobre a viagem ah Russia, e para casa.
.
Ah noite fomos ao Stamtisch. Foi fixe, mas depois do Stamstich Mediterraneo (onde o nosso pais estava integrado), que foi de partir tudo, parece que os Stamtishcs vindouros nao sao aquela coisa, porque apesar de terem sido fixes, o nosso foi muito, muito bom. Desta feita, quando acabou, nao fui para casa de ninguem comer massa, queria deitar-me "cedo", para acordar ahs 9h. Assim o fiz. Declinei com gentileza o convite de Serena para comer massa no seu apartamento com Valentina e Elena, e tambem o de Valerio, que estava a cozinhar para ele, Erik, Nadia e outra rapariga, quando cheguei a casa. Chegou mais cedo porque veio de taxi.
.
Quando eram 8h57 acordei espontaneamente! Incrivel nao? 3 minutos antes de o relogio comecar a tocar. Fui para a biblioteca e depois para a faculdade de desporto, onde iam ser os exames de psicologia. Ao que me parece, ha certos pormenores em que o sistema de estudos aqui eh bastante diferente, mas nao vou falar nisso agora. Eis que chamaram o meu nome, e entrei. Estive la 2h30, mas mal comecei a escrever, estava mortinho por sair. O exame foi mais dificil do que pensava. Quem me dissque que no Erasmus facilitava estava um tanto enganado. Contudo, acho que posso dizer que me correu bem.
.
Quando sai, como leitor de Mp3 a tocar "Highway to Hell", dos ACDC, sentia-me livre. Fui almocar, e estive na cantina cerca de 2h, a conversar com Catarina, Valeria e outra rapariga, ate que elas ganharam coragem e foram estudar. E eu vim para casa.
.
Dei uma olhada ao horario de desportos, e iam jogar Basket as 6h na Fac de DEsporto. Decidi ir, e fiz bem. Apesar de ter tido de jogar com minhas sapatilhas de futebol, curti, ja nao jogava ha muito e no fim estava energico e bem-disposto. Quando cheguei a casa, depois de um duche fui ao Lidl com o Erik comprar umas cervejas. Jantei com o Valerio, Paolo e Riccardo, e Erik juntou-se-nos um pouco depois, bem como Albert e Laura, que tinham do jantar a casa de Nao Sei Quem.
.
Nos tinhamos a ideia de ir ah Latin Party, mas ao chegarmos, pedi para dar uma olhadela e estavam prai umas 8 pessoas - NO WAY!! Fomos para o Fever. La encontramo-nos com Daniele, Catarina e Valeria. Estava porreiro, musica ao vivo, a tocar COvers porreiras. Estivemos la ate fechar, e depois viemos para casa. Ainda estavamos naquela de ir a casa do Daniele comer, mas estavamos no centro, ele mora em Kortepohja e nos em Ronimaki. Tinhamos de andar muito e achamos melhor nao.
.
Hoje acordei com a icrivel luminosidade que entra pelas minhas cortinas. Ja me habituei, mas de vez em quando ainda faz diferenca. Tomei banho e etc e depois estava a comecar a cortar tomates para fazer o meu almoco e Valentina convidou-me par almocar com eles. 1 portugues e 8 italianos- nao aconselho!;) A menos que falem italino!... Estou a brincar, mas ha momentos em que estamos a olhar para o ar porque nao percebemos nada. Quando me concentro e esforco, ainda percebo algumas coisas...
.
Bem agora estou aqui... A ouvir Radio City, neste momento Guns 'n' Roses. O Valerio esta a trabalhar na sua tese, e eu tenho de arrumar o meu quarto mas nao me apetece... Estao zero graus, julgo que mais uma semana e neva!...
.
Ate mais ver;) Acho que vou escrever mais uma historita para as historias, vao dar uma olhada!.*
|

quarta-feira, outubro 27, 2004

Portugal Nada Retrogada...

Pois parece-me que o pessoal de Portugal nao eh nada retrogada... Passo a explicar: Um destes dias, estava eu na cozinha a fazer nao sei o que, quando ALbert e Laura me vem dizer, a rir, que Sheena (uma rapariga do Canada que tinha Psicologia comigo) tinha ficado muito chocada com a minha apresentacao! Bem, para a minha apresentacao, decidi escolher uma coisa facil, porque nao queria perder muito tempo com aquilo, e escolhi os Estadios de desenvolvimento de Freud. Ora cada estadio tem uma zona erogena na crianca: a boca, o anus e os gentitais. Pois ela disse que ninguem escolhia aquele tema, e eu escolhi, e fiz uma apresentacao sobre os orgaos sexuais, e toda a gente estava muito surpreendida, ate o professor!... Parti-me a rir quando me disseram, e eles tambem. Enfim...
.
Amanha tenho o exame para a tal cadeira. Agora nest momento estou ah espera que a minha roupa acabe de secar, para depois ir almocar e depois estudar, talvez na biblioteca.
.
Na Segunda foi o aniversario do Pierluigi. Tivemos uma festa na Sala Comum, e depois fomos para o Raatikellari. La, nao queriam deixar entrar a Laura, pois tinha sapatilhas de correr (tal como o Albert e Erik, mas pronto...). Tivemos de montar grande esquema para ela entrar. Saimos, trocou de sapatilhas com Sergio. Entrei eu, ela e Erik. Tirou as sapatilhas, escondia-as debaixo da camisola, fingi falar ao telefone e voltei a sair. La fora, encontrei Albert e Sergio, dei-lhe as sapatilhas e trouxe uma de Laura, e Albert trouxe a outra. Estivemos nisto uns 20 minutos, mas valeu a pena.
.
La dentro conhecemos Isaac, um marroquino que tem 2 ou 3 bares aqui. Vimo-lo perder 350 euros no Black Jack e ficou a rir-se. Fez-se nosso amigo e pagou-nos bebidas num total de mais ou menos 150Euros!... (eramos muitos...).
.
Bem tenho de ir. Para os que viram so este post, escrevi outro ontem.**
|

Saudades de Teus Beijos

Tenho saudades de sentir
Teus labios tocar nos meus,
E beijando-te sorrir,
Por sentir os beijos teus.
.
Fechar os olhos num beijo,
E viajar por segundos,
Que saudade e que desejo
Desses teus beijos profundos.
.
Tenho apenas que esperar
Para te ver outra vez,
Para te poder beijar,
E sentir o que tu es...
|

sábado, outubro 23, 2004

Cuidados em Demasia

Aqui estou, sentado na minha secretária a beber leite (com canela, como a minha mãe), a escrever qualquer coisa. Acabamos agora de ver "21 Gramas", filme que já tinha visto mas que vale a pena repetir. Não sei se repararam, mas agora já tenho acentos!... (só é pena estarem trocados). Bem acho que o meu teclado pensou: Pá agora que ele já se habituou a não ter acentos, e a esta disposição de símbolos, vamos-lhe trocar as voltas! E o que é facto é que consegue, porque é só em certos tipos de texto que isto acontece. Enfim...
.
Um destes dias estava a ler o Público e li uma notícia que dizia que o consumo de café era bastante prejudicial ao coração e não sei quê... Estas coisas fazem-me pensar, qualquer dia não podemos respirar, porque faz mal! Claro que não é novidade nenhuma que o café não é propriamente terapêutico, mas da maneira de que falavam parecia bastante pior daquilo que pensamos. Não tomar café, não beber, não comer fritos, não fumar, não comer gorduras, chocolate, não não não... Como serã possível que tenhamos velhinhos, se eles dantes nem sabiam o que fazia mal ou bem?... Claro que sei que o modo de VIDA de antes não é o mesmo de agora, mas já havia todas as comidas que temos agora, já havia tabaco, já havia alcool, já havia café, enfim, já havia... Bem, acho que se vivermos sempre pensando no que faz bem ou mal, não é realmente viver, não acham?... Nem tanto ao mar nem tanto à terra, sempre gostei muito deste ditado.
.
Ontem tive a minha apresentação da aula. Correu na boa. Escolhi um tema fácil (os estádios de Freud), penso que a minha apresentação terá sido a menos aborrecida. O indiano (o prof) é porreiro: mandei-lhe um mail a perguntar o que exactamente estudar, e a pedir desculpa por o incomodar mais uma vez, e ele foi bastante solícito, dizendo que o podia chamar 100 vezes que não havia problema.
.
A cada dia gosto mais do Valerio! É um rapaz (bem, tem 25 anos, mas é um rapaz) muito porreiro. Tenho com ele uma espécie de mania, que é assustá-lo das maneiras mais originais possíveis. Claro que da segunda vez que o assustei disse-lhe que se quisesse que eu parasse de o assustar, que podia dizer, e eu pararia, sem problemas. Ele disse que não, que não havia problema. Pois um dia destes apanhei-o fora do quarto, entri e escondi-me debaixo da cama. Passados 10 minutos (ai...) quando voltou e se sentou, sentiu algo vindo de debaixo da cama agarrar-lhe o pé. Foi engraçado, dá sempre uns berros, dizendo algo como: "Porco dioooo!!!". Hoje escondi-me dentro do guarda-fatos. Ele diz que náo paro de o surpreender...:).
.
Por falar em surpreender, tenho-me sentido bem disposto e "carinhoso". Meto as aspas porque nãp é bem carinhoso de dar carinho, mas de fazer feliz... Bem e estava a estudar e escrevi um poema com 4 quadras, uma sobre cada um cá de casa, e pus na porta. O pessoal quando viu curtiu muito, e fiquei feliz por terem ficado felizes. Passo a escreve-lo (quem se aborrecer pode passar à frente):
.
He likes to joke, and he is strong,
And like a brother he is to me,
We are in the place where we belong,
And that's the flat where we like to be. (este é sobre o Albert)
.
She's also strong, she's also nice,
But also fragil as a flower,
Her sweet smile has no price,
And so lovely is her power. (sobre a Laura)
.
From the birth of modern civilization
Comes my italian friend,
Here we're all part of the same nation
As I hope we'll be 'till the end! (Valerio).
I'm just a dude who likes these friends,
For me, having fun is the goal,
A kiss for these friends this dude sends,
He's just a dude from Portugal!... (eu).
.
Pois para a semana tenho dois exames em dois dias... Um de Psicologia da Educaçao e outro para esta tal cadeira, cujo nome é grande e não vale a pena dizer. Tenho estudado. Pai, se les isto, não te preocupes!:)
.
Hoje fui ao homem das bicicletas para arranjar a minha. Custava-me dar 17€ por um pneu, e ele disse que se eu arranjasse um, me trocava por 5€. Bem acontece que vi, pendurada na casa onde guardamos as nossas biciletas uma bicicleta velha, abandonada, sócom uma roda... Estava lá desde que cheguei aqui. Bem ela estava a morrer lentamente, não era justo para ela, e então eu acabei com a sua miséria e tirei-lhe o pneu que sobrava...
.
E já escrevi muito por hoje. Parabens aos que sobreviveram!...
|

quinta-feira, outubro 21, 2004

Futebol

Estava a estudar. Nao estou propriamente contente, ja que o Porto perdeu 2-0. Eh (volto a repetir, este teclado nao tem acentos) incrivel, a maneira como o futebol pode deixar as pessoas muito contentes, ou sisudas. Para o campeonato, os jogos nunca me provocam grande alegria ou tristeza... Parece que o vejo como uma meta muito facil (perdoem-me a presuncao). Mas para a Liga dos Campeoes, mistura-se tambem o patriotismo, e da uma cobinacao fatal! Fico especialmente irritado, quando pessoas como o Mikel que, nao sei porque, parece que quer que a equipa dos "amigos" perca, vem meter nojo. "Entao Pedro, que passo con Porto?". Acalmo-me para nao dizer um "Olha nao me chateies" (que por si nao seria muito rude) e respondo com um "Que eeeeeeeeeeeeeeh??...". Mas esta tudo bem, eh normal.
.
Estou a estudar, tenho estudado como um animal, eh verdade! Hoje fui ah biblioteca buscar mais um livro, e amanha vou buscar outros dois. Amanha tenho uma apresentacao sobre os Estadios de Desenvolvimento de Freud, nao eh dificil.
.
Desde Sexta-Feira que nao gastava um unico Euro!! Eh verdade, estava orgulhoso de mim mesmo. Contudo, hoje tive de tirar umas fotocopias, e la foram 5 euros. Claro que nao os chorei, fotocopias sao essenciais, mas la foi a serie de dias sem gastar...
.
Bem, na verdade nao tenho muito que dizer, ou nao me apetece escrever muito. Queria mais fazer uma pausa no estudo.*
|

terça-feira, outubro 19, 2004

Exame

Estou a fazer cafe. Deixei a Moca (chama-se assim a maquinita) a aquecer na cozinha. Apercebi-me que o meu exame eh para a semana! Convem comecar a aumentar o ritmo de estudo. Eh estranho, porque nao faco a minima ideia do que esperar, muito dificil, muito facil...
.
Ontem nao sai. Estivemos todos na cozinha, chegamos a estar 9 pessoas, e nao era nenhuma festa. Estivesmo a falar, a rir, e no fim estivemos a jogar Black-Jack. Comeca a ser um costume. Temos jogado, e quem perde tem de fazer determinado castigo. Um engracado foi o Alex de boxers e cachecol la fora e nos na varanda a atirar a sua bola de futebol americano ate ele a apanhar. Enfi, estupidezes engracadas.
.
Sabiam que a Finlandia eh o pais com menos corrupcao e emigracao do mundo? Encontrei um site deveras interessante, visitem! Outra coisa, sabiam que a primeira musica que ouvi quando cheguei ah Finladia foi, no carro da minha tutora, aquela azeiteirada gay do NuMaNoMaei??
.
Outra curiosidade: aqui ha tempos, no primeiro Stamtish, Ligia, uma das portuguesas disse-me: "Olha, estive a ler o teu blog". Perguntei-lhe como soubera dele e disse-me que tinha sidoo um amigo dela, no Porto que lhe tinha dito que havia um rapaz em Jyvaskyla com um blog. Apos varias tentativas para eu descortinar quem era o rapaz, ela diz: "Ele tem um irmao que foi para os EUA!". E, fazendo uma associacao a mil ah hora, percebi. Entao, a Joana Bebe le o meu blog, e tambem tem um amigo que foi para os EUA. Pensei que deve ter dito a esse amigo que tinha outro na Finladia, e referido o meu blog. Esse rapaz, deve ter dito ao irmao, e esse irmao ah Ligia! Grandes pontes de ligacao nao? Engracado.
.
Ontem estive toda a tarde ate as 4 a pensar que ia faltar a Finlandes. Depois, decidi ir, e eis que quando chego ah casa onde guardamos as biciletas, apercebeo-me que a bicicleta com que eu andava (nao era minha, era abandonada e eu usava-a de vez em quando) tinha sido roubada. Conclusao, acabei por nao ir...
.
Agora estou a fazer cafe, depois vou para a biblioteca, procurar um livro que me falta, entregar outro, e estudar um pouco, antes de ter Finlades as 4h15. Talvez va tambem ah minha Faculdade, ja que preciso de me inscrever uma semana antes para o exame.
.
Quantas pessoas acham que tem a Finlandia?? Bem eu pensava que deveria ter bastantes mais que Portugal, ja que eh maior e, pensando um pouco ah sorte pensei em 20 milhoes. Contudo, tem apenas 6 milhoes!! Uma das razoes que nao memotiva no Finalndes, eh que so se fala na Finlandia!...
.
Bem: vou-me.*
|

segunda-feira, outubro 18, 2004

Born To Be Wild


Estou sentado na minha secretaria, vou tentado estudar. Neste momento estou a ouvir "Born To Be Wild", musica que adoro, pelo significado. Poderemos ser sempre Wild, ou ha alturas em que simplesmente temos de ceder ah sociedade? Nao sei...
.
Eu quero ser para sempre "Wild" para sempre, assim como gostaria de sr jovem para sempre. Contudo, como que tenho consciencia que se calhar ja nao o sou como era. Ou entao sim... Podes dizer: "Eh normal". E eu digo: "Mas tu queres ser normal?...". De facto, com o passar do tempo, as responsabilidades aumentam, e o nosso espaco para faezr determinadas coisas diminui.
.
Lembro-me agora do que o Valerio disse no ultimo Sabado, que vai de encontro ao que estou a falar. "Man I love your way, you see LIFE and you take it!!". Curti. Curti porque corresponde aos meus principios, aproveitar o maximo de tudo, em todos os campos, todas as areas.
.
Comecei este post para falar do que fiz hoje e ontem, foi acaso estar a dar aquela musica. Falo amanha ou depois, nao quero misturar...
|

sexta-feira, outubro 15, 2004

Stamtisch Benelux

[antes de mais, no post sobre o novo blog, houve um erro qualquer com o link. o novo blog eh www.ashistorias.blogspot.com]
Ontem foi o Stamtisch do Benelux e Franca. Fomos ao Lidl comprar provisoes e jantamos depois em casa. Ficamos muito tempo a conversar, eu, o Albert e Laura. Sobre cada um de nos, sobre nos todos, sobre eles os dois, e muito mais. Foi-se fazendo tempo e quando demos por ela eram ja 11 e muito. O resto do pessoal ja la estava. La estive com toda a gente, como sempre. Foi porreiro, contudo nao estava satisfeito. Parecia que tinha acabado muito mais cedo que os outros. Acho que no fundo era por ter chegado mais tarde.
Quando acabou, e toda a gente se foi embora, fui com Alex para a casa de Catarina (Cze) e Valeria, comer massa!:) Estava optima. Mais ou menos 2h depois (no fim estivemos todos a conversar)decidimos voltar para casa. Uma coisa que nunca me tinha acontecido: quando cheguei a casa, o meu cabelo estava parcialmente congelado!!:)
Como pensava que aconteceria, as minhas idas ao ginasio foram sol de pouca dura, ja nao vou ah nao sei quanto tempo. Nao me agrada muito...
Agora estou em casa. Acordei, fiz o comer, comi. Ando por aqui, dum lado para o outro, ora a estudar, ora no quarto do Valerio ou do Albert. Aquele ambiente de Domingo ah tarde, quando estamos em casa de pijama, naquele ocio que tao bem sabe.
Bem, amigos, vou estudar. Vao vendo as Historias.*
|

quinta-feira, outubro 14, 2004

Novo Blog

Cansado (mas nao farto) do realismo que este blog, por forca das circunstancias, assumiu, decidi criar um novo blog, onde pudesse dar largas ah (este teclado nao tem acentos) minha imaginacao. Assim, caso queiras, podes visitar-me la tambem...*
Cheguei ha pouco da minha aula de Finlandes. Nao fazes ideia do quao dificil e sem sentido esta lingua eh!... Um dialogo entre mim e a professora:
- Sorry... What is the root of Finnish?
- What do you mean?
- Like, it's not Latin, not Saksan...
- Oh, it's "algo que ja nao me lembro"!
- Ah... 'Cause it's so difficult that I'm surprised how we actually have the same alfabet... Is it similar to any other language?...
[pausa] - Well the most similar might be Hungarian... But people say that it is as similar as English to Russian...
- Ah ok...
Agora percebem...
|

terça-feira, outubro 12, 2004

Frio

Pá nao sei porquê, a sério que nao, o frio deixa-me contente!... Acho que o meu primeiro ou segundo post neste blog que muitos deles já leva, foi precisamente sobre isso. Bem, quem me conhece mais ou menos bem, sabe que adoro praia, mar e bom tempo! Contudo... Por exemplo... Ontem tivémos jogo para o torneio. Perdemos 1-0 e fomos eliminados. Mas, no fim do jogo, estava enérgico e contente! Claro que também ajudava o facto de sentir que tinha jogado bem. Mas o frio, os -2 graus que apontava o placar, fazia-me sentir "ali". Voltamos a casa de bicicleta, claro, e eu lá ia, todo contente, sentia-me um menino! Deixa-me contente este tipo de frio, acorda-me, desperta os sentidos, conhecemos os limites da nossa pele!
Um dia destes perguntaram-me porque é que nunca estava doente (o pessoal anda a "sucumbir") se nunca andava muito agasalhado. Tentei explicar que o facto de nunca estar doente, se devia ao facto de nunca ter sido pessoa de me agasalhar muito. Como que uma reacçao cíclica. Nao sei se me perceberam...
Agora, daqui a pouco, vamos sair, e cheira-me a Natal...:) Este frio, lembra-me incrivelmente o Natal português. Digo português porque concerteza o Natal finlandês faz-se acompanhar dum "frio muito mais frio"! Mas gosto! Gosto de sair à rua e sentir o Vento beijar-me o corpo e fazer-me arrepiar. Gosto de, no fundo, sentir.
|

segunda-feira, outubro 11, 2004

Tempo

Isto de andar de bicicleta com zero graus é complicado!... Por sorte hoje tinha uma camisola cujas mangas ultrapassam um pouco o necessário e serviram também de luvas. Já as orelhas,ui, QUE dor... Ou melhor, chega a um momento que nao doem, porque é como se tivessem caído!... Pois é, já começo a ver pequenos charcos congelados! Penso que quando "chover" da próxima vez, vai nevar! Contudo têm estado dias porreiros, limpos e brilhantes!
Hoje acordei às 10h! Tinha de estar ao meio-dia no Edifício D para ir buscar o meu pc. Estava lá às 11h, mas o senhor nao estava. Entao fui estudar um bocado. Como nao tinha cadeado (o ALbert nao o deixou na bicicleta quando lha emprestei), nao me sentia bem em deixá-la lá fora "sozinha", até porque nem era minha. Entao fui estudar lá para fora, em frente ao lago. Até se estava bem. Ao meio-dia fui almoçar, e ao meio dia e um quarto fui buscar o PC. Após meia hora de experimentaçoes e burocracia, eis que estava tudo pronto. Adivinhava-se 1h de caminho (já que ia a pé e carregado) com um monitor nos braços. Foi complicado!, disse alguns palavroes de irritaçao quando vi que era mas difícil do que pensara. Mas eis que cheguei!... Tomei um café aqui em casa, e fui outra vez, para ir buscar o que restava do PC. Desta vez foi mais rápido, pu-lo em cima da bicicleta e vim bem. O PC é porreiro, 400MgHz, 256 Mg, e por 40€, que me sao devolvidos quando o devolver! Agoa tenho de preencher uns papéis para ter Internet. Julgo ter lá pró fim da semana.
Daqui a uma hora temos jogo de futebol para o torneio. Contra FC Uganda, uma equipa de Finlandeses. O Erik veio aqui perguntar se eu tinha o numero de nao sei quem e perdi o meu fio de raciocínio, nao me recordo o que ia dizer...
De qualquer maneira, tenho pensado, como sempre, no Tempo. Nao Tempo clima, mas Tempo tempo. Nao me canso de dizer, que nós nao existimos! Nao sei se já expus aqui a minha conclusao. É o seguinte: quem estudou matemática, sabe que qualquer número a dividir por infinito, dá zero!... Ora o tempo é... intemporal! Sim, parece estúpido, eu sei. O tempo desde sempre existiu, e sempre existirá! Assim, quer vivamos 10, 100 ou 1000 anos, no fim, ao dividir por infinito, dá nada!... Nada! Porque tudo passa, tudo! Lembrei-me disso porque estava a pensar: "Hey man (isto de mim para mim)!! Quando voltar a Portugal já vou para o meu quarto ano!... Merda!..." - e, ainda no outro dia lá andava eu a ser praxado! Que coisa, nunca consigo agarrar os momentos!... Acho que enquanto algo está a durar, pode durar muito ou pouco, mas quando pasou, seja alegre ou triste, passou tao rápido!... Só estamos aqui de passagem! Noutro dia estava a estudar o "Self", ao estudar Psicologia Social. Muitas pessoas nem têm consciência de si!... Fazem tudo como autómatos! E provavelmente, eu também! Mas nao quero!... Tento tomar consciência de mim, rir, cantar, falar sozinho! Acho que falar sozinho é uma maneira de sermos mais felizes!... Nao sei explicar porquê, mas chegamos a conclusoes mais rapidamente, rimo-nos das nossas próprias estupidezes, somos amigos de nós próprios! Claro que nao estou a falar de nenhuma patologia, nao estou a falar de falar connosco próprios pensando que está mais alguém!... Acho que percebes.
Enfim, sei que daqui a um minuto estou de volta a Portugal, e daqui a 2 já morri. Porque tudo passa a uma velocidade estúpida. Cabe-nos a nós apercebermo-nos disto e deixarmo-nos de nos preocupar com merdices e começar a viver!...
LIVE FAST DIE YOUNG
|

domingo, outubro 10, 2004

Transparente

Ser transparente ou nao ser... Entendo ser transparente como mostrar o que se sente... Há pessoas que conseguem sentir coisas muito más, mas mesmo assim sorrir, e quando pensas que está tudo bem, por trás do sorriso está um :"Odeio-te!". Por outro lado, há pessoas que sentem, e mostram o que sentem. Qual é melhor caminho, um pouco de ambos talvez... Eu, infelizmente, sou muito de um, que é o de nao conseguir disfarçar. Mas sou em demasia, nao gostaria de ser tanto... Quando nao estou cem por cento bem com alguém, custa-me a VIDA tentar disfarça-lo, e nao consigo!... Gostaria de nao ser tao transparente.
Nao estou a dizer isto por algo me ter corrido mal, é só algo de que me lembrei.
Um dia destes houve discussao cá em casa. Estiveramos todos (os residentes, Míkel e 2 raparigas) a jogar Black Jack, e quem perdesse tinha de ser submetido a um castigo. Perdi a primeira vez e tive de arranjar uma tanga de alguém neste prédio. Arranjei. Depois, mais tarde, foi a vez de Míkel perder. O castigo era vestir uma tanga de Laura. Nao queria, nao queria, nao queria... Para dar um empurrazinho, eu e ALbert tirámos à sorte, e quem perdesse vestiria com ele. ALbert perdeu. Mesmo assim Míkel nao queria. E pronto. A discussao nao foi por causa disso, mas isso foi o "clic". Míkel falou da partida que lhe fizemos (uma semana depois), e Albert estava a dizer-lhe que foi uma brincadeira, e para ele pensar quantas vezes alguém tinha perdido mais de 10 minutos numa surpresa para ele, e que ele tinha de se abrir mais, estava em Erasmus. Bem, acabou com o Míkel a levantar-se dizendo que se incomodava se ia embora e nao sei quê... Enfim...
Têm estado dias agradáveis(céu limpo), apesar da temperatura nao ultrapassar os 2 graus. Ontem consegui estudar o que me havia proposto, o que foi bom.
No fim da noite tive a mudar a mobília do meu quarto de sítio, que nao me agradava muito. Agora vou por o comer a fazer e estudar um bocado.**
|

quinta-feira, outubro 07, 2004

Outono

Tenho visto o Outono por aí... Acho que já chegou há muito tempo aqui, mas tem tentado disfarçar-se... Na verdade, sempre que olhava para ele, olhava-me de lado e fingia que nao me via... Tentava nao me importar com isso...
Mas hoje, vinha para casa da minha aula com o indiano e sou capaz de jurar que falou comigo!... Consegui descortinar umas palavras abafadas que disseram: "Se calhar pensavas que ias andar aí sempre sem chuva!...". Ouvindo isto, olhei à volta: Folhas caíam incessantemente das árvores, ao olhar para cima nao vi azul, ao olhar para baixo vi minhas sapatilhas a acusar que nao servem para o mesmo que os sapatos". Pensei: "Ok, para quê me engara mais?..."
Na verdade está a chover, quando estava na rua, estava a chover forte e feio, mas agora que estou em casa, está a chover forte e bonito. É bom estar em casa quando chove lá fora. Nao?
Ontem tive um encontro em casa da Marika, como meu grupo do Buddy Programme. Falamos disto, daquilo, e aproveitei para satisfazer tantas dúvidas que tenho sobre as pessoas e cultura finladesa (tenho 3 finlandesas no meu grupo). Depois fui para o Raatikellari, onde estive com o Alex, Bruno, Albert, Laura, Cristina (Cze), Valeria, etc etc etc. Foi porreiro, estivémos lá até fechar e depois viemos para casa. Vim com Alex, já que Albert e Laura vieram mais cedo. Quando chegamos fomos para casa do Alex comer esparguete carbonara, que estava muito boa.
Mais tarde, quando vim para casa e estava a preparar-me para dormir, Alex mandou-me uma mensagem que reflecte algo em que de vez em quando penso. Passo a escrever, tal qual (com os erros também) me mandou: "Hey portugues ive been thinking in the future..after this erasmus,will everything be finished? i dnt want to think it because if it is why now we are makeing this friendship?". Tenho pensado nisso. Apesar de "Amigo" ser uma palavra forte e delicada (por mais contraditório que possa parecer), considero já ter amigos aqui. E depois? Será que nunca mais os vou ver? Será que ficarao para sempre? Perguntas às quais só o tempo pode responder!...
|

quarta-feira, outubro 06, 2004

Gimkana Mikel

Pois um dia destes eu, Albert, Laura e Alex pregámos umaboa partida a Míkel. Estávamos em casa, na cozinha, a conversar sobre várias coisas, e surgiu o muito mau temperamento de Míkel. ALguns momentos atrás Míkel havia estado em nossa casa e, a troco não me lembro de quê, disse que um dia destes ia a casa dos franceses e mandava um murro a cada um, por causa do barulho!... E eu penso para mim: "Ora, não será mais fácil quando algo nos perturba fazer algo?? Como: "hey, I know you like to party, but could you please be a little more quiet?"" - Mas não, ele guarda estas cenas e depois manda bacoradas como estas!... Enfim...
Eis que nos lembramos de ir ao armazem das bicicletas e pendurar a bicicleta dele de pernas para o ar, num dos varões que tem. Saímos de casa, e dopois de muitas fotos e gargalhadas, retornamos. Contudo, não estávamos satisfeitos!...Tívemos outra ideia: Metemos a bicicleta dele no telhado do armazém, e depois metemos em todo o prédio pistas para ele a encontrar, por exemplo, mal ele abria a porta tinha um post-it a dizer: "Mikel, the game starts NOW!", e depois direccões. Tenho fotos que publicarei. Enfim, brincadeiras que qualquer um leva na boa.
Um destes dias, após conferenciar com alguns companheiros de piso, decidi colocar um papel na porta principal a dizer: "When you get in, please close the door. You have no ideia the cold it gets in the 2nd floor." (rima:) E um pascácio qualquer meteu outro, 2 dias depois, a responder dizendo que tinha de aturar com toda a gente de porta aberta, a ouvir o nosso barulho e cheirar o nosso cheiro (!!!) e a tripar!... Eis que nessa noite metemos outro papel dizendo: "Sorry if you have no friends, if you want you can join our partys!!" - eheh.
No último Sábado, não fazia conta de sair, passara o dia em "pijama", da sala para a cozinha, da cozinha para a sala, ora a ler, ora a estudar. Eis que aparece o Erik, convindando-me para or ao Elohuvi. Conseguiríamos chegar antes das 22h, e por isso não pagar... Não resisti! Tomei um banho, vesti-me e fui com ele. Chegamos às 21h55, estivémos lá até às 3h30, e não gastei um único euro na noite toda!!Boa! Mas nesse Sábado, a minha opinião sobre as finladesas mudou radicalmente! O Elohuvi é, efectivamente, "o" bar, em todos os sentidos! Nunca vi tanta mulher bonita no mesmo sítio! E incrível, havia mais mulheres que homens! Sim, por acaso, muitas mulheres bonitas mesmo. As finlandesas quando querem surpreendem. Amigos, quando me visitarem, sei onde vos levar!:)
Agora vou à biblioteca buscar 2 livros de Psicologia da Educacão, acho que vou a exame dia 27 de Outubro. Mais logo tenho um encontro com osmeus amigos do "Buddy Programme" e depois vou ao Raatikellari, ter com o pessoal.**
|

terça-feira, outubro 05, 2004

Equador

No Domingo tivemos futebol de tarde, às 16h, como sempre. Cheguei a casa já passava das 18h30 e, depois de um banho tomado, fui fazer o comer e, claro, comer. Vimos um filme em casa do Paolo e regressei ao meu apartamento por volta da 1h. Li um pouco do meu livro "Equador", estudei outro bocado, e decidi ir para a cama, eram aí as 3h. Pois acontece que, não sei porquê, ando com insónias, e não conseguia dormir, eram já as 3h50!...Levantei-me e fui para a cozinha decidido a acabar o livro.
Eis que, página após página vou chegando ao fim e, no final, inesperadamente, chorei!... Nunca tinha chorado com um livro, mas neste chorei, como um menino!.. .Eu pensava: "Vá Pedro, é um livro, não aconteceu!!" - mas nada. Criou-se em mim solidariedade e carinho tal pelo personagem principal!... Talvez por já ter pensado em muitas das coisas que aconteceram... Em alguém querer fazer o bem e simplesmente ser (quase) impossível, etc etc. Este "etc" é porque, obviamente, não quero estragar a surpresa para quem quiser ler o livro. Sim, aconselho vivamente a ler o livro. No final tem 2 ou 3 páginas com bibliografia, para verem até que ponto o livro é preciso e científico. Descreve situacões tal qual existiram, pessoas tal qual elas foram, mas sem ser aborrecido.
Bem, leiam. Miguel Sousa Tavares é um génio.*

|

segunda-feira, outubro 04, 2004

5 Anos

Há 6 anos, nao faço a mínima ideia do que estava a fazer...
Há 5 anos, a convite de nao me lembro quem, fomos, eu e mais alguns amigos, ver "Nottinh Hill", a Oliveira de Azeméis. Foi também uma menina muito bonita, a quem eu andava a "fazer a corte" há agum tempo. Eis que essa corte acabou no decorrer do filme, no momento em que decido dar-lhe um beijo à menina, que o aceitou timidamente. Nesse momento, entrou na minha VIDA, espero eu para nao mais sair...
Há 4 anos, faltando a Português e Filosofia, que me valeu um raspanete de minha mae, consegui improvisar um almoço romântico, onde celebramos, em minha casa, o nosso primeiro aniversário...
Há 3 anos, pedi o apartamento que servia na altura para arrumaçoes, a meu primo Ricardo e durante uma manha, trabalhei para ter tudo perfeito, e passamos uma tarde suprema, iluminados por algumas velas, enfim... (Até a camisa que ela preferia vesti:)
Há 2 anos, tristes por nao podermos celebrar da maneira que queríamos, passamos nosso terceiro aniversário em minha casa. Apesar de tudo contentes, por estarmos juntos.
Há um ano, em Coimbra, jantamos (jantar oferecido por cortesia de meu irmao), no "Itália", talvez o restaurante mais bonito da cidade, que beija as margens Mondego. Jantamos na esplanada, bastava olhar para a direita e ver as luzes na cidade reflectidas na águas que corriam suaves e inalteráveis. Uma brisa amena, apesar da altura do ano, passeava na nossa pele, e passámos uma noite magnífica.
Hoje, pela primeira vez desde o primeiro beijo, nao vamos estar juntos. Contudo, nao estou triste. O contacto físico é só uma comprovaçao para algo que no fundo nao precisa de comprovaçao. Quao mais feliz estaria se aqui estivesse comigo, sem dúvida... Mas estou feliz na mesma, sei que tenho, embora muito longe, a melhor pessoa que existe...
|

domingo, outubro 03, 2004

Que Calma!...

|

sábado, outubro 02, 2004

Stamtish Mediterraneo

Pois na Quinta-Feira foi o Stamtish Mediterrâneo... O pessoal tinha combinado em determinado sítio às 18h, para arranjarmos as coisas. Combinei como Bruno, e passei por casa dele às 18h30, ele sabia um atalho. E lá fomos, eu montado na minha bicicleta branca, e ele montado na sua bicileta verde da Segunda Guerra Mundial, que comprou no museu da Forca-Aérea (!!!). Eis que chegamos ao suposto lucal de encontro, e nao estava ninguém... Fizemos uma chamada e descobrimos que o encontro já tinha sido, e noutro sítio, e iam voltar-se a encontrar ali, onde estávamos, às 20h!... Ou seja, estávamos tao atrasados, que tínhamos chegado cedo!...
Tínhamos de fazer tempo, e estava um bocado frio para estar lá, entao fomos para o super-mercado!... Nao sabíamos onde jantar, e compramos uma salada daquelas que supostamente sao saudáveis, mas dao cabo dum gajo. Passados algunso 20 minutos, o Daniele manda mensagem. Tínhamos tentado ligar, mas aparentemente tinha estado a dormir. Ele mora em Kortepohja, a zona onde estávamos. Disse para irmos ter a casa dele, e assim fomos. Ainda nao conheci nunhuma pessoa de Itália que nao saiba cozinhar massa.
Quando acabámos de comer, tínhamos de ir, porque queríamos ir um pouco mais cedo, antes da festa comecar, para ao menos dizer que tínhamos estado lá. Chegamos porvolta das 21h, estava a comecar a chegar pessoal. E pronto, a festa em si foi excelente, como podem ver pelas fotos novas que publiquei, o pessoal estava todo numa de curtir, divertir-se, e os latinos partiram aquilo tudo (no bom sentido). Por acaso foi mesmo fixe, muito bom ambiente!... Mas tudo tem um fim, e, por volta das 3h30, a música parou e tínhamos de ir... Ainda ficamos lá cerca de meia hora e depois, eu, Bruno, Erik, Albert, Laura, a Cris e a Filipa, e mais um frances, decidimos ir embora. Saímos do bar, e o Bruno nao sabia da bicicleta. Após 20 minutos de procura, chegamos à conclusao que lha tinham roubado... A bicicleta nao tinha cadeado... Pediu-me, e eu trouxe-o na minha bicicleta.
A viagem foi feita na boa, embora nas subidas seja sempre um pouco mais difícil. Eis que, passados 20 minutos, começamos a vislumbrar o corte onde eu deixaria o Bruno, que depois teria de caminhar mais 10 minutos. E, dois metros, ou dois segundos antes de eu o largar, ouvimos: "PAAAAFFFF". Sim, o pneu traseiro da minha bicileta cedera!... Naooooo, 2 metros antes! Tudo bem, fomos todos a pé os 5 minutos que restavam. Agora vou procurar uma câmara de ar de graca, ou entao vou consertá-la, disseram-me nao ser mais que 5/10€.
Quando chegamos a casa viemos, eu, o Albert, Laura e Alex para o nosso apartamento comer massa, claro.
Na Sexta (ontem) de noite vimos um filme em casa do Paolo, "Thirteen", um bom filme para quem está a estudar psicologia. Contudo, quando acabámos de ver o filme, fomos a casa do Florence entregar o filme, e grande festa havia lá. Eu, o Erik e o Alex acabamos, claro, por ficar lá. Foi porreiro, jogamos XBOX, Strip Pocker, dançamos, etc. Quando nos despedimos e voltamos a casa, ALex mandou-me uma mensagem que gostei muito de ler. Passo a escrever, tal qual mandou (com os erros e tudo:): "Hey belive me:u are a good person in same situation,u re a good friend.u ar a fantastic, u re the best of us! Good night man!" - I love this guy;)
A cena da "Same situation" foi porque uma vez o Daniele disse, muito sério: "Friends is a strong word... We are the same people in the same situation!". Calamo-nos todos durante prai 15 segundos e depois rebentámo-nos a rir!;)
Bem, vou estudar, tem de ser. EStou a ouvir um Chill-Outzinho no Mini-Disc do Albert e a resumir o meu "Social Psy in The 90's".
Até breve, lov u*
|
Site Meter Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com